Dica da semana: Pequenas coisas para cuidar da sua saúde mental

Verão terminando, ano começando. A chegada do mês de março encerra o clima de férias e reestabelece a rotina com a volta às aulas e com a intensificação dos compromissos profissionais.

Nessa época, é comum focar excessivamente no trabalho e na faculdade, negligenciando outros aspectos da vida. Isso provoca altas cargas de estresse e nervosismo, além de ser um gatilho para ansiedade e transtornos depressivos.

Para cuidar da sua saúde mental, separamos sete dicas que vão ajudar a manter o equilíbrio. Esperamos que, nesses conselhos, você encontre soluções para levar a vida com mais leveza. Acima de tudo, lembre-se: tudo vai ficar bem.

1) Valorize o tempo com os amigos

Quando as responsabilidades com trabalho e estudo estão pesadas demais, é comum deixar as amizades em segundo plano. Mas passar um tempo com os amigos tem impactos muito positivos na saúde mental. Estar com pessoas que te deixam à vontade é importante para aliviar os níveis de estresse.

2) Faça algo para se sentir mimado

Pode ser fazer as unhas ou comprar um pequeno agrado para você mesmo. Encontre coisas simples que te fazem bem e que aumentam seu amor-próprio. Acredite, você merece.

3) Cuide da sua saúde física

Cuidar do corpo também é uma forma de se sentir mais feliz. Por isso, regule o sono e consuma alimentos mais nutritivos no dia a dia. Também vale à pena incorporar algum exercício divertido à rotina. Procure hábitos mais saudáveis que te façam sentir bem.

4) Seja grato pelas coisas positivas do seu dia

Não importa se é um gesto simples ou se é uma grande novidade. Concentre-se em todas as coisas boas que acontecem. Essa é uma forma de minimizar os pontos negativos para se focar em pensamentos e momentos mais felizes.

5) Não se compare com os outros

Valorize o que há de bom em você. Você está fazendo o seu melhor. Não se cobre para atingir ideais de perfeição: lembre-se que ninguém é perfeito.

6) Entenda que você não precisa estar feliz o tempo inteiro

Como seres humanos, experimentamos emoções complexas e variadas. Ninguém está livre de problemas. Respeite seus sentimentos e aprenda a lidar com experiências negativas.

7) Não tenha medo de procurar ajuda

Leve a sério o cuidado com sua saúde mental e não tenha medo/vergonha de procurar ajuda profissional se você não estiver se sentindo bem.

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