Dica da semana: Inscrições ENEM 2018

Nesta segunda-feira, 7 de maio, abrem as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio 2018. As inscrições são realizadas através do site do Enem até o dia 18, mediante pagamento de taxa no valor de R$ 82. As provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro, dois domingos.

Nesses meses que antecedem a prova, é importante fazer um planejamento de estudos: dedicação e foco são fundamentais. Por isso, elencamos algumas dicas para ajudar quem já quer se preparar com antecedência. Confira:

1) Leia o Edital do Enem

O edital que rege o Enem 2018 já foi publicado pelo MEC. Nesse documento, estão todas as informações sobre prazos, provas e resultados, além de regras e orientações para os candidatos. O edital também inclui detalhes sobre o conteúdo curricular do exame, por isso, leia o regulamento com atenção para começar os estudos.

2)Faça um planejamento

Organize um cronograma que estabeleça tarefas e prazos. Seja detalhista: estipule quantas horas diárias você vai dedicar aos estudos e tente agendar as matérias por dia da semana.

3) Tenha foco

Reserve um horário só para estudar e não misture os estudos com outra tarefa. É preciso ter concentração e disciplina para cumprir a rotina de estudos.

4) Estude em ambientes tranquilos

Evite lugares barulhentos que causem interferência no processo de aprendizado. Não estude ouvindo música nem deixe a televisão ligada. O celular é outro inimigo da atenção: deixe o aparelho bem longe quando estiver estudando. Escolha um local calmo, silencioso e iluminado e tente estudar sempre no mesmo lugar. Uma boa dica é tentar simular o ambiente do dia da prova.

5) Refaça testes anteriores

O estudo prático tem uma utilidade alta no processo de aprendizado. Além de se familiarizar com o estilo e ritmo do Enem, o estudante que refaz as provas testa seus conhecimentos sobre as matérias estudadas e fixa o conteúdo.

Fonte:

Dez dicas para se preparar para o Vestibular ou Enem. In: Brasil Escola.

Descubra os 10 melhores métodos de estudo para se preparar para o vestibular e Enem. In: Guia do Estudante.

unnamed (1)


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *