Dica da semana: Como controlar a ansiedade durante uma prova

Além de compreender bem os conteúdos exigidos, muitos estudantes enfrentam outro desafio na hora de prestar uma prova importante: superar a ansiedade. No vestibular, no Enem, ou em exames da faculdade, é comum que o aluno se sinta nervoso para alcançar um bom resultado. Mas ansiedade em excesso pode prejudicar a obtenção de uma boa nota.

O comportamento durante a prova pode ser decisivo. Por isso, o ideal é que o estudante evite uma postura desesperada e assuma uma atitude tranquila e racional. E já que esse processo não é fácil, separamos algumas dicas para controlar a ansiedade. Confira!

1 – Cuide do corpo e da mente. Uma boa alimentação e a prática de atividades físicas leves garantem um bom preparo físico e mental para enfrentar a prova. Durante a semana, mantenha uma dieta balanceada e pratique caminhadas curtas no intervalo dos estudos. No dia da prova, faça um lanche saudável e leve água.

2 – Gerencie o tempo. Defina uma estratégia para realizar a prova. Estabeleça o tempo máximo a ser dedicado para cada matéria, levando em consideração a quantidade de perguntas e a pontuação. Também considere seu nível de conhecimento em cada assunto. Uma boa estratégia é começar a prova pelo conteúdo em que se tem mais domínio, já que iniciar pela maior dificuldade pode trazer mais desconforto e insegurança.

3 – Não tenha medo do “branco”. Se você passar por algum esquecimento, não entre em pânico. O famoso “branco” na hora da prova é resultado do estresse e do pico de adrenalina. Quando você tiver essa sensação, vá ao banheiro, dê uma caminhada rápida fora da sala, lave o rosto e beba água. A pausa vai ajudar a recolocar o pensamento racional em primeiro plano.

4 – Controle o pensamento. Não pense nos concorrentes e não fique se comparando se os outros estudantes terminarem a prova antes de você. Seja confiante, acredite no seu potencial. Acima de tudo, não encare a prova como uma ameaça: pense que há outras oportunidades.

5 – Respire profundamente. Para qualquer crise de ansiedade, a saída é retomar o controle da respiração. Inspire até você sentir a barriga se expandindo e, depois, solte o ar lentamente. Esse exercício de respiração pelo diafragma ajuda a reestabelecer a calma.

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Fontes:

Dez dicas importantes para controlar a ansiedade na hora de fazer a prova. In: MEC.

Aprenda a controlar a ansiedade nas provas de concursos públicos. In: G1.

5 dicas para controlar a ansiedade antes do Enem. In: Guia do Estudante.

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