Dica da semana: Alimentação para o vestibular

A preparação para o vestibular não envolve apenas uma rotina organizada de estudos. Para ter um bom desempenho na prova, é essencial que o vestibulando adote uma dieta alimentar saudável. Uma alimentação adequada favorece o bom funcionamento do corpo, ajudando o candidato a ter mais energia mental e concentração para estudar.

Mas esse cuidado não vale só no dia da prova: é preciso mudar alguns hábitos durante toda a preparação de estudos. Pensando nisso, escolhemos 5 dicas para ajudar os candidatos ao Vestibular de Inverno da UNICNEC.

1 – Faça refeições de 3 em 3 horas.

Comer cinco vezes ao dia, intercalando as refeições principais com lanches leves, fornece energia para o cérebro e ajuda na concentração para a maratona de estudos. Evite longos períodos de jejum!

2 – Mantenha-se hidratado.

Beber bastante líquido é muito importante antes e durante a prova.

3 – Evite o consumo excessivo de cafeína.

Café, mate e outras bebidas com cafeína ajudam a estar mais alerta, mas, em excesso, agravam a ansiedade e a agitação.

4 – Consuma carboidratos.

Carboidratos são as melhores fontes de energia, funcionando como combustíveis para o cérebro. Aproveite pães e massas, mas dê preferência aos alimentos integrais.

5 – Não faça a prova em jejum.

Estômago vazio pode baixar a taxa de glicose no sangue, provocando sono e dificultando a concentração. No dia da prova, evite refeições pesadas e prefira alimentos ricos em vitaminas e fibras.

Fonte:

7 dicas de alimentação (e uma receita energética) para as provas. In: Guia do Estudante. Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br

 

unnamed (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *