Dica da semana: Ajuda para escolher o curso de vestibular

O Vestibular de Inverno da UNICNEC está chegando! As inscrições abrem na próxima segunda-feira, dia 14 de maio, e seguem até 28 de junho. São mais de dez opções de curso para você escolher.  As provas acontecem no dia primeiro de julho, aqui no campus da instituição, em Osório.

O período do vestibular é a hora de escolher uma carreira e definir o futuro da vida profissional. A responsabilidade é grande. Por isso, é comum que as pessoas se sintam confusas e indecisas quanto a qual curso seguir. Mas, quem está passando por essa confusão pode ficar mais calmo.

Lembre-se que, antes de tudo, é preciso conhecer a si próprio. Descubra o que você gosta de fazer, as áreas que lhe despertam interesse e ainda leve em conta características da sua personalidade. Se você é cuidadoso com os outros e curte estudar o corpo humano, pode fazer uma graduação na área da saúde, por exemplo. A ideia é encontrar as afinidades que lhe darão satisfação ao longo do ensino superior e durante toda a vida profissional.

Por isso, é importante pesquisar bastante sobre os cursos pretendidos. Leia sobre o perfil do profissional, descubra como funciona o mercado de trabalho e converse com estudantes da área.

Para te ajudar a escolher, separamos as principais informações sobre cada opção de curso da UNICNEC. Boa sorte na decisão! Esperamos por você!

Bacharelado em Administração: O curso busca formar profissionais com condições de gerenciamento de empresas públicas ou privadas, com foco no empreendedorismo e na inovação. O administrador é requisitado em todos os setores. Nas corporações, suas principais áreas de atuação são gestão financeira, recursos humanos e operações, planejamento estratégico e marketing, além de logística e vendas. Abrir negócio próprio, como empreendedor, ou trabalhar em empresas de consultoria e auditoria também são possibilidades.

Bacharelado em Biomedicina: Na área das Ciências da Saúde, a Biomedicina atua na promoção, na manutenção, na prevenção, na proteção e na recuperação da saúde individual e coletiva da população. Esse profissional trabalha em hospitais, laboratórios e órgãos públicos de saúde, fazendo pesquisas e testes. O mercado de trabalho é bastante diversificado e amplo, principalmente no Litoral Norte do RS onde há demanda por profissionais capacitados e comprometidos com a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Bacharelado em Ciências Contábeis: O curso está dimensionado para que o futuro contador tenha pleno domínio das responsabilidades funcionais envolvendo apurações, auditorias, perícias, arbitragens, quantificações financeiras e patrimoniais, com a plena utilização das tecnologias aplicáveis. Escritórios de consultoria e empresas contratam o profissional para trabalhar, principalmente, na área tributária. E os escritórios de contabilidade continuam necessitando de um número grande de profissionais. Também há boa oferta no setor público, com a oferta de vagas por concurso.

Bacharelado em Direito: O curso de bacharelado em Direito visa à formação de operadores jurídicos, que atuem sob os princípios da ética, da justiça e da cidadania, com base em referenciais humanistas. O curso propicia ao acadêmico a vivência prática de todo o funcionamento do sistema jurídico, com contato direto e pessoal com questões cíveis, comerciais, tributárias, previdenciárias e criminais, auxiliando o estudante na sua futura atuação profissional.

Bacharelado em Educação Física: O profissional avalia as manifestações e expressões do movimento humano, tais como: exercício físico, ginástica, jogo, esporte, luta, artes marciais e dança. Ele será responsável por planejar e organizar programas de exercícios físicos e treinamento, supervisionar programas de atividades físicas, planejar e gerenciar atividades recreativas, esportivas e de lazer, bem como preparar para a prática de modalidades esportivas. As oportunidades aparecem em prefeituras, clubes e academias. Há também boas chances em grandes empresas, que criam programas de qualidade de vida para os funcionários.

Bacharelado em Enfermagem: O enfermeiro atua na proteção, na promoção e na recuperação da saúde, bem como na prevenção de doenças. Em hospitais, é indispensável em todos os setores, da UTI à psiquiatria. No curso, o aluno irá aprender sobre diagnóstico, planejamento e ações de enfermagem, bem como sobre a gestão dos serviços de saúde.

Bacharelado em Fisioterapia: A área registra crescimento constante no mercado de trabalho devido à grande necessidade de prevenção de doenças e busca na qualidade de vida da população mundial, sem contar com o processo de reabilitação que tem se tornado cada vez mais eficaz. Os recém-formados podem atuar nas áreas tradicionais (respiratória, ortopédica e neurológica) e em outras especialidades promissoras, como a oncologia, a dermatofuncional, a saúde da família e do trabalhador e a reabilitação cardiovascular.

Bacharelado em Psicologia: O curso propicia estudos dos fenômenos psíquicos e do comportamento humano. O profissional estará preparado para diagnosticar, prevenir e tratar doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. O psicólogo observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais dos pacientes e de grupos e procura ajudá-los a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados.

Licenciatura em Educação Física: O profissional pode se tornar docente no Ensino Superior e coordenador pedagógico em universidades. Em clubes esportivos, assume cargos de gestão ou treinamento de equipes. Outra opção é tornar-se empresário e proprietário de instituições que desenvolvam atividades físicas esportivas.

Técnico em Enfermagem: Habilita profissionais, com formação humanística e técnica, para interagir com competência nas Instituições de saúde, como Hospitais, Postos de Saúde, Centros Comunitários, Consultórios Médicos. Ainda atende domicílios, escolas, creches, empresas e demais locais de trabalho com saúde.

Técnico em Radiologia: Prepara profissionais responsáveis para atuar na realização de exames que necessitam de contrastes, seguros sobre a observação das normas legais de segurança e proteção que sua atividade exige. São aptos para trabalhar em instituições de saúde como hospitais, clínicas, consultórios e postos de saúde que mantêm o serviço radioagnóstico.

unnamed (1)


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *