CURSO DE Pós-Graduação

Especialização em Supervisão e Orientação Educacional

  • Carga Horária: 500 horas
  • Duração do Curso: 2 anos
  • Turno: Aulas quinzenais, aos sábados (possibilidade de aulas às sextas-feiras à noite)
  • E-mail: 1905.elianeschneider@cnec.br

APRESENTAÇÃO

A formação para SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL é a preparação do profissional que interage com alunos, professores, pessoal da equipe administrativa e toda a comunidade escolar, assessorando, desafiando, orientando as diferentes relações escolares, ou seja, promovendo, junto com a equipe escolar, o desenvolvimento de um currículo que expresse um projeto educacional, voltado ao atendimento da realidade onde a escola está inserida.

Diante das políticas e programas que chegam às escolas de educação básica, modificando os marcos legais, a sistemática de financiamento da educação, o processo de gestão, a autonomia da escola na elaboração e implementação do seu projeto político-pedagógico e a ampliação do acesso à educação torna-se necessário, portanto, que a escola faça a gestão de todos esses processos de modo articulado, sem perder de vista o seu objetivo maior. Frente a estes desafios, o Orientador e Supervisor Educacional, fazendo partes da Gestão  na instituição educacional, representam possibilidades de atuação na construção de uma sociedade em transformação.

A busca é a construção do respeito pelo outro, a capacidade de (re)organizar ações que visam a consolidação de um projeto de educação voltado para a cidadania e a construção de uma sociedade mais justa e solidária. A possibilidade de interação professor-aluno-conhecimento e a relação escola-sociedade são processos articulados para fortalecimento dos espaços de participação/relações de modo a promover aprendizagens significativas e prazerosas para o pleno desenvolvimento de cada aluno. A busca se dá na significação do aluno comprometido com a sociedade em que vive, bem como com a organização de um convívio democrático que se apoie em valores afetivos, éticos e estéticos.

OBJETIVO GERAL

Promover a reflexão da ação educativa no atual contexto brasileiro, entendendo o profissional como agente de construção e transformação de identidades individuais e coletivas nos processos educacionais.

PÚBLICO-ALVO E PERFIL DO EGRESSO

Profissionais da área educacional, licenciados em qualquer área do conhecimento que busquem formação continuada  para atuar em cargos de especialistas na escolas, capazes de atuar em atividades relacionadas ao assessoramento pedagógico e   orientação dos atores da escola e da comunidade na busca de uma educação qualidade.

INVESTIMENTO:

24 x 379,00


Grade curricular/ Corpo docente

Coordenação do curso

Formatura 2015 10

Prof. Ms. Eliane Cristina Araujo Schneider

Pedagoga, especialista em Supervisão Escolar; mestre em Educação. Docente na Educação Básica há 27 anos e no ensino superior a 16 anos.  Atuou como professora nos anos iniciais; atua como Supervisora Educacional em escola pública. Docente da Faculdade Cenecista de Osório no curso de Pedagogia. Foi coordenadora do curso de Pedagogia CNEC/FACOS


Aguarde...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *